sábado, março 07, 2009

O Menino Nicolau


O menino Nicolau é um menino muito traquina que, neste livro, vai passar as férias de Verão a um hotel, onde conhece muitos amigos como o Blaise, o Frutuoso, o Mamert (o idiota), o Ireneu, o Fabrício, o Cosme e o Ivo. Juntos, só fazem tropelias, quer no hotel, quer na praia.
É uma dose de diversão e de aventura que só lendo o livro podem descobrir.
Alguns dos títulos da popular personagem que têm feito as delícias de pais e filhos ao longo dos anos são, por exemplo, O Menino Nicolau, As Férias do Menino Nicolau, As Aventuras do Menino Nicolau e O Regresso do Menino Nicolau .

Com texto de Goscinny (o mesmo do Asterix ) e desenhos de Sempé os livros são ricos em comicidade e ternura . Aqui vos deixo um pequeno excerto de um deles.

(...)"O Eudes não disse nada, desceu da caixa e veio até à primeira fila, enquanto o Alceste ia para a última fila. Isso provocou uma certa desordem, sobretudo quando o Eudes passou pelo Alceste e lhe deu um murro no nariz. O Alceste quis dar um pontapé ao Eudes, mas este esquivou-se e foi o Aniano que apanhou com o pé, felizmente no sítio onde não tem óculos. Isso não impediu o Aniano de se pôr a chorar e a berrar que já não via, que ninguém gostava dele e que queria morrer. A professora consolou-o, assoou-o, e voltou a penteá-lo e castigou o Alceste, ele tem de escrever cem vezes: Eu não devo bater num colega que não implica comigo e que usa óculos.
Bem feito disse o Aniano. Então aprofessora também lhe deu umas linhas para escrever. O Aniano ficou de tal maneira espantado que nem sequer chorou.
A professora começou a distribuir os castigos de uma forma bem gira, todos tinhamos montes de linhas para escrever e por fim, a professora disse-nos"(...).



Com a morte de Goscinny, felizmente, Anne Goscinny, a filha do genial criador das imortais figuras de Nicolau e Astérix, encontrou e reuniu, pela primeira vez em livro, mais oitenta história do Menino Nicolau, ilustradas como sempre por Sempé e que têm como título: O Regresso do Menino Nicolau.



sexta-feira, março 06, 2009

Ler + é preciso!


Mais uma sugestão de leitura... Agora recomendo um livro integrado no Plano Nacional de Leitura.

O Meu Pé de Laranja Lima
Neste livro encontrará a história comovente do menino Zezé, de seis anos, uma criança pobre, inteligente, sensível e carente. Carente de um afecto que não encontra na família, por isso, torna-se muito traquinas e travesso...

quinta-feira, março 05, 2009

O Baile na Biblioteca

Nomes conhecidos da música portuguesa criaram o grupo Cabeças no Ar. A letra desta música faz referência à leitura e ao prazer de ler, actividades que podem transformar a vida e uma biblioteca num local de festa. Ouçam, agora com muita atenção O Baile na Biblioteca.



Deste mesmo grupo aconselho um outro tema: O Cheiro dos Livros.


Bookmark and Share

quarta-feira, março 04, 2009

Ondjaki

Ondjaki jovem escritor Angolano nascido em Luanda em 1977, foi distinguido com o prémio literário internacional, Grinzane Cavour Literary Prize for Africa.

Ao receber o prémio, o escritor e também cineasta de 30 anos, disse: Ser jovem escritor africano implica para mim reflectir com seriedade sobre o mundo que nos rodeia e sobre a ficcionalidade que orienta o meu trabalho, buscando a humildade nos momentos de exposição, buscando a tradição nos momentos de interioridade e buscando a liberdade no momento de escolher as palavras que dão corpo às estórias. Cada referência a um livro meu é uma referência à literatura angolana, cada momento da literatura angolana é uma benção à literatura africana.
Cada livro é um grito poético do nosso continente murmurando as suas circunstâncias, os seus gestos, os seus sofrimentos. Mas, também as suas magias, as suas esperanças e o seu futuro estético. Dedico este prémio a todos os contadores de estórias que levam no coração uma África nova, uma África verdadeiramente livre.
Este escritor angolano foi laureado, também, em 2007 com o grande prémio de Conto Camilo Castelo Branco, pelo seu livro Os da Minha Rua.
Recentemente, apresentou em Luanda, o romance histórico intitulado Avô Dezanove e o Segredo do Soviético. Segundo o autor este é um livro sobre a Luanda dos anos 80, com histórias das crianças do bairro da Praia do Bispo que apreciavam os trabalhadores das obras do Mausoléu.
Ondjaki, que já esteve,como convidado, na nossa escola, tem dez títulos publicados em diversas línguas e é membro da União dos Escritores Angolanos.
Aconselhamos, ainda, outros livros de Ondjaki:Ynari. A Menina das Cinco Tranças (il.), Há Prendisajens com o Xão, O Assobiador, E se Amanhã o Medo.

terça-feira, março 03, 2009

Duas Sugestões de Leitura


Da escritora juvenil, Ana Saldanha, deixo-vos como sugestão de leitura dois livros.
Cinco Tempos, Quatro Intervalos
Uma menina gorda chamada Dulce, que gosta de gatos e tem pais divorciados. E tudo se passa ao longo de uma manhã de aulas. Poderia resumir-se assim este livro... Se não fosse o talento da autora, o modo como trabalhou o tema, a consistência e a verosimilhança das personagens, a forma contida como tudo é apresentado - muito embora a emoção não deixe de estar presente. Com uma escrita notável é, certamente, o melhor livro para a faixa juvenil que Ana Saldanha escreveu até hoje.
Uma Questão de Cor

Quando a prenda de Natal é um computador, quem quer saber do trabalho de casa de Matemática? Todo os momentos livres são necessários para jogar uns jogos malucos.Os pais da Nina é que não concordam. Nem o Danny, o primo que vem viver para casa dela.Por que teve o Danny de mudar de escola? O que fazer em casos de ataques de criancice? E quando há falhas no sistema? E o Vítor, por que começa a comportar-se de forma tão palerma? Será que os amigos da Nina não compreendem que somos todos diferentes, mas todos iguais?

segunda-feira, março 02, 2009

Um Encontro Com...Ana Saldanha

Mais uma vez, a Biblioteca da ESL promove um encontro com um escritor, a que demos o nome de Um Encontro Com…
Este ano convidamos Ana Saldanha para conversar connosco.
Ana Saldanha nasceu no Porto (em 1959), tendo-se licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Tem o mestrado em Literatura Inglesa pela Universidade de Birmingham e é actualmente leitora de Português na Universidade de Glasgow.
É uma escritora cujos livros se destinam a um público pré-adolescente, adolescente e juvenil.
Pela sua obra tem recebido vários prémios. Assim, ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito (Presença). Tem-se também dedicado à tradução (Longo caminho para a liberdade, autobiografia de Nelson Mandela, Campo das Letras, 2009) mas, é sobretudo conhecida como autora de livros para jovens, domínio em que se afirma como uma das vozes mais seguras e promissoras do panorama português contemporâneo. De salientar, entre outros, os seguintes livros desta autora: Uma questão de cor; Doçura amarga; Cinco tempos quatro intervalos.