segunda-feira, dezembro 14, 2009

A Incrível Índia

A Índia, é um país da Ásia Meridional. É o sétimo maior país em área geográfica, o segundo país em termos demográficos e a democracia mais populosa do mundo. Está delimitado a sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste. Faz fronteira com o Paquistão a oeste; a norte com a República Popular da China, o Nepal e o Butão; e a leste com Bangladesh e Mianmar. A Índia está nas proximidades do Sri Lanka, das Maldivas, da Indonésia e do Oceano Índico e tem uma costa de 7.517 km.
País de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, é identificado também pela sua riqueza comercial e cultural e pela sua longa história. Foi o berço de quatro grandes religiões (Hinduísmo, Budismo, Jainismo e Sikhismo). No primeiro milénio d.C. chegaram à Índia o Zoroastrismo, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Estas religiões moldaram a diversidade cultural do subcontinente indiano.

Descoberta pelos portugueses, foi anexada, gradualmente, pela Companhia Britânica das Índias Orientais no início do século XVIII e colonizada pelo Reino Unido a partir de meados do século XIX. Tornou-se uma nação independente em 1947 após uma luta pela independência que foi marcada pela resistência não-violenta. O líder que marcou esta fase da história indiana foi Mahatma Gandhi.

Hoje é a décima segunda maior economia do mundo. As reformas económicas feitas desde 1991, transformaram a Índia numa das economias de mais rápido crescimento do mundo. No entanto, ainda sofre com altos níveis de pobreza, analfabetismo, doenças e desnutrição. É uma sociedade pluralista, multilingue e multi-étnica e também o lar de uma grande diversidade de animais selvagens e de habitats protegidos.
Veja agora a apresentação que se segue. Vale a pena!

Sem comentários: