domingo, dezembro 06, 2009

Gaudi

Antoni Gaudí (1852—1926), arquitecto catalão, foi um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Arquitecto de novas concepções plásticas esteve ligado ao modernismo catalão (variante local da Arte Nova).
A sua primeira obra importante é a Casa Vicens. Nomeado arquitecto para a Sagrada Família, reformula o projecto anterior e realiza parte das obras. É uma obra arquitectónica inacabada. O seu esquema geral é gótico, ainda que empregue arcos parabólicos, curvas de sinuosidade orgânica e biológica e abundante ornamentação vegetal. Ainda desta primeira época temos o Palácio Güell, de Barcelona, o palácio episcopal de Astorga e outras construções.
Na plenitude da sua maturidade projecta e constrói em Barcelona a Casa Milà («La Pedrera») e o Parque Güell, bem como a Casa Batlló.
Aprecie alguns dos aspectos da obra fabulosa deste arquitecto, através desta belíssima apresentação. Mas, quando puder não deixe de ir a Barcelona ver estas obras e passear pela cidade. Vale mesmo a pena!

Sem comentários: