segunda-feira, dezembro 07, 2009

Ary

O poeta José Carlos Ary dos Santos morreu há 25 anos.
Ary nasceu, em Lisboa, a 07 de Dezembro de 1936 e faleceu a 18 de Janeiro de 1984 na mesma cidade. Ficou conhecido no meio social e literário por Ary dos Santos.
A sua obra literária inicia-se no mesmo ano em a mãe morre, aos 14 anos, quando vê publicados, através de familiares, alguns dos seus poemas, considerados maus pelo autor. No entanto, Ary dos Santos revelaria verdadeiramente as suas qualidades poéticas em 1954, com dezasseis anos de idade. Nessa altura vê os seus poemas serem seleccionados para a Antologia do Prémio Almeida Garrett.
Abandona, então, a casa da família. Para garantir o seu sustento, exerce as mais variadas actividades. Contudo, paralelamente, o poeta não cessa de escrever. Em 1963 dá-se a sua estreia efectiva com a publicação do livro de poemas: A Liturgia do Sangue (1963).
Concorre, também, sob pseudónimo como exigia o regulamento, ao Festival RTP da Canção, com os poemas Desfolhada Portuguesa (1969), Menina do Alto da Serra (1971) e Tourada (1973), obtendo os primeiros prémios. É aliás como letrista que o poeta se torna conhecido entre o grande público.
Autor de mais de seiscentos poemas para canções, Ary dos Santos fez no meio musical muitos amigos.

Recentemente, quatro cantoras revisitaram, a poesia de Ary dos Santos.
Luanda Cozetti, Mafalda Arnauth, Susana Félix, e Viviane, lançaram um CD intitulado: Rua da Saudade. Veja o vídeo que fala deste CD e mostra como estas cantoras prestam homenagem à memória e à poesia de Ary, no 25º aniversário da sua morte.

Sem comentários: