sábado, novembro 28, 2009

Tingatinga

Edward Saidi Tingatinga, nasceu em 1932, na Tanzânia (na tribo Makua), perto da fronteira (norte) com Moçambique.
Foi o primogénito de quatro filhos de uma família de camponeses pobres. Em 1953, viajou para Dar-es-Salaam em busca de trabalho. Aí, vendia frutos e legumes. Aprendeu a tecer tapetes e cestos e bordava também fronhas, toalhas de mesa e colchas.
Tingatinga começou a pintar em 1968. Iniciou, então, um dos mais vibrantes e bem sucedidos movimentos da arte contemporânea na África. O estilo de pinturas coloridas, sobre a natureza e a vida da Tanzânia, é chamada de: Arte de Tingatinga. Nesta pintura, os personagens, as plantas ou animais são delimitados por contornos visíveis, acentuados por cores contrastantes, dando a impressão de terem duas dimensões. Cada pintura conta uma história, que é baseada na cultura Tanzaniana e africana.

Em 1970, Tingatinga casou-se com Agatha Mataka e tiveram dois filhos.Em 1972, com 32 anos de idade, foi morto a tiro pela policia. Infelizmente, viu-se envolvido num caso de identidade equivocada. Foi enterrado em Dar-es-Salaam.
A sua obra caracteriza-se por pinturas coloridas de aves, animais, ou cenas urbanas e cenas de aldeia. A sua influência perdura até hoje nos artistas locais da África Oriental que ontinuam adoptar o seu estilo pioneiro.
As pinturas de Edward Tingatinga são conhecidas mundialmente (no Japão, na Suécia, na Dinamarca, na Suiça e nos E.U.A.).

Sem comentários: