sábado, novembro 07, 2009

A Polinésia Francesa

Se há paraíso na Terra é nesta região do planeta: a Polinésia Francesa. Apetece voar até lá e ficar. Não foi por acaso que, Paul Gauguin ali viveu durante algum tempo.
Do conjunto de ilhas que fazem parte da Polinésia Francesa não poderia deixar de destacar Bora Bora.
Bora Bora é uma ilha do arquipélago de Sociedade. A ilha, situada a cerca de 230 quilómetros a noroeste de Papeete (Taiti), encontra-se rodeada por uma laguna delimitada por um recife de coral de onde sobressaem algumas pequenas ilhotas, os motus. No interior deste arco erguem-se dois picos, o Monte Pahia e o Monte Otemanu, este último com 727 m de altitude (o ponto mais alto da ilha), que são reminiscências de um vulcão extinto. O nome original da ilha em língua taitiana, Pora Pora, pode ser traduzido como nascida em primeiro.
Em Agosto de 2007 a sua população rondava as 8.880 pessoas. A povoação principal, Vaitapé, situa-se na parte ocidental da ilha, em oposição ao principal canal de entrada na laguna. Os produtos insulares estão limitados ao que pode ser obtido do oceano e aos coqueiros. O coqueiro foi de grande importância económica para a ilha devido à copra. Actualmente o turismo é a sua principal fonte de rendimentos.
Se puder vá até lá. O paraíso é ali. Se não puder, veja esta apresentação. É belíssima!

Sem comentários: