segunda-feira, outubro 19, 2009

A Grande Maçã

O termo Grande Maçã (em inglês: The Big Apple) representa hoje a cidade de Nova Iorque.
Este nome tornou-se popular, mundialmente, a partir dos anos 70 do século XX.
Não se sabe ao certo a sua origem. Acredita-se que a expressão date de 1909, quando surge como metáfora, no livro O Viajante em Nova York, de Edward S. Martin. Na década de 20, o jornalista desportivo John Fitzgerald, do jornal New York Morning Telegraph, baptizou a sua coluna de Around the Big Apple (Ao Redor da Grande Maçã). Nos anos 30 e 40, vários músicos de jazz adoptaram esta expressão. Passaram a referir-se a toda a vizinhança próxima de, The Big Apple, um night club do Harlem , como a Grande Maçã. Deram, assim, mais um impulso importante, para ideia e nome alastrarem. O apelido, no entanto, caiu em desuso nas décadas seguintes. Foi só nos anos 70, graças a uma campanha do governo local (através da Agência de Convenções e Turismo de Nova Iorque), de incentivo ao turismo, que Big Apple se tornou um nome conhecido internacionalmente.

Se já visitou Nova York quer voltar, se não visitou quer, provavelmente, fazê-lo.
Os americanos consideram esta cidade, “um caso à parte”, quase considerando os habitantes de Nova York como pertencendo a outro país, ou a outro mundo. O resto do mundo pensa, exactamente, a mesma coisa.
Em Nova York é de salientar a ilha - Manhattan ou Gotham City como alguns lhe chamam – que tem 59 km² e é o condado mais densamente povoado de todos os estados, dos Estados Unidos.
A cidade de Nova York é sinónimo de comércio, de cultura e de lazer. Costuma dizer-se que é a cidade que nunca dorme. Que é a cidade de todas as raças, credos e culturas. Que é a cidade do autêntico Melting Pot.
Broadway, Soho, Greenwich Village, Little Italy, Chelsea, Garment District, Fulton Fish Market, East Village, 5th Avenue, Upper West Side, Upper East Side e Times Square, são alguns dos locais desta cidade, passíveis de serem visitados por pessoas de gostos diferentes. Merecem também ser vividos com toda a intensidade.
É preciso dizer mais? Penso que não.
Se não conhece a Grande Maçã ou não pode ir até lá, veja a apresentação que se segue.
Para além de belíssimas imagens, mostra a letra de um dos mais belos hinos, que foram escritos para uma cidade. Quem não se lembra de duas vozes especiais, Pavarotti e Liza Minnelli, a interpretarem New York, New York, canção popularizada pelo conhecido cantor, Frank Sinatra.


Sem comentários: