quarta-feira, junho 17, 2009

Seca? Aqui?

Hoje é o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca.
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou-o em 1994, tendo aprovado uma Convenção de Luta Contra a Desertificação.
Os Estados que a assinaram, foram convidados a aplicá-la e a dedicar este dia à sensibilização da opinião pública para a necessidade de promover a cooperação internacional no domínio do combate à desertificação e aos efeitos da seca.
De acordo com a Agência Espacial Europeia (AEE) e a Desert Watch, Portugal é um dos três países mais desertificados da Europa, juntamente com a Itália e a Turquia.
Estimativas da AEE indicam que a desertificação, um processo de degradação da terra induzido parcialmente pela actividade humana, põe em risco a saúde e o bem-estar de mais de 1.200 milhões de pessoas de mais de 100 países.
Se tivermos em conta que são necessários mil anos para recuperar dez centímetros de solo, percebe-se porque estão os desertos a avançar. Devagar, mas, inexoravelmente.
Calcula-se que o limite sul do Sara tenha avançado, nos últimos anos, mais de 100 km.Com a redução do espaço agrícola e a diminuição do rendimento da terra, acentua-se a fome e produzem-se os chamados refugiados ambientais: milhões de pessoas já foram obrigadas a deixar os locais onde vivem na América Latina, África e Ásia (o problema é muito grave nos países tropicais).




Desertificação E Degradação Do Solo - By Binho Gusmão - Amazing videos are here


Segundo a ONU, o mundo terá em 2010, 50 milhões de reugiados ambientais.
As principais causas da desertificação estão associadas ao uso inadequado do solo e da água (actividades agropecuárias, actividade mineira, irrigação mal planeada e desflorestação indiscriminada).

1 comentário:

Anónimo disse...

São,

Parabéns.