segunda-feira, junho 15, 2009

No Circo

Proponho-vos, hoje, um pequeno (3'e 25") documentário - Na Jaula do Leão - que é uma raridade. Esta preciosa relíquia data de 1928 e conta com a extraordinária interpretação de Charlie Chaplin.
No ano em que se comemora o 120º aniversário do seu nascimento, não poderíamos deixar de assinalar aqui, mais esta efeméride.
O inglês Charlie Chaplin foi actor, director, dançarino, roteirista, músico e um talentoso jogador de xadrez. Foi um dos actores mais famosos do período conhecido como a Era de Ouro do cinema dos Estados Unidos.
Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico e francês, pela Universidade de Oxford e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
O seu principal e mais conhecido personagem é o Charlot (ou Carlitos). É um andarilho pobretão que possui as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman). Usa um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, chapéu de coco ou cartola, uma bengala de bambu e – a sua marca pessoal - um pequeno bigode.
Chaplin foi uma das personalidades mais criativas que atravessou a era do cinema mudo tendo actuado, dirigido, escrito, produzido e financiado os seus próprios filmes.

1 comentário:

Anónimo disse...

São,

Tu és uma Mulher com garra continua.

Como tens disposição para esta linda página, depois de tanto trabalho.