domingo, junho 21, 2009

É hoje...

Foi hoje às 5h e 45m que aconteceu o Solstício de Junho. Foi o começo do Verão no hemisfério Norte. Neste dia, os raios solares incidem perpendicu-larmente à Terra, na linha do Trópico de Câncer. O dia é o maior do ano e a noite mais pequena. Simultaneamente, todos os lugares situados no hemisfério Sul têm a maior noite do ano. Durante o Verão as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. O Verão do hemisfério norte é chamado de Verão Boreal, e o do hemisfério sul é chamado de Verão austral.
Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (que geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco — palavra da qual deriva o termo estiagem. Actualmente, usa-se a palavra estio como um sinónimo para Verão.


O dia 21 de Junho, Solstício de Verão, está também associado a duas outras efemérides. A primeira tem a ver com o facto de que hoje é também o Dia Internacional dos Relógios de Sol. A segunda tem a ver com Eratóstenes. Eratóstenes,considerado o pai da Geografia, foi simultaneamente astrónomo, matemático e poeta. Este sábio grego (276 a. C.-194 a. C.),há dois mil anos, num solstício de verão, foi capaz de determinar o raio da Terra, com uma precisão verdadeiramente espantosa, utilizando apenas as sombras projectadas pelo Sol e cálculos geométricos muito simples.

Sem comentários: