quarta-feira, maio 20, 2009

Timor Leste

Timor Leste ou Timor Lorosae (República Democrática de Timor Leste) é um dos países mais jovens do mundo. Ocupa a parte oriental da ilha de Timor. Do seu território fazem ainda parte: o enclave de Oecussi (na parte ocidental da ilha de Timor) e as ilhas de Ataúro e Jaco. Geograficamente está próximo da Austrália e da Indonésia.Tem uma área de, aproximadamente, 15.000 km² e uma população de 800 mil habitantes.
Timor foi uma colónia portuguesa até 1975. Três dias depois de decretar a sua independência (28 de Novembro) foi invadido e ocupado pela Indonésia até 1999. A política deste país em relação a Timor conduziu ao massacre e genocídio dos timorenses. Por seu turno, estes organizaram-se e resistiram ao invasor.
A causa de Timor-Leste pela independência, foi ganhando repercussão e reconhecimento mundial ao longo dos anos, no entanto, a atribuição do Prémio Nobel da Paz ao bispo Carlos Ximenes Belo e a José Ramos Horta em Outubro de 1996, foi um momento decisivo.
Em 1999, os governos de Portugal e da Indonésia começaram, enfim, a negociar a realização de um referendo sobre a independência do território, sob a supervisão de uma missão da Organização das Nações Unidas.
O processo de realização do referendo foi atribulado, mas, apesar das ameaças, mais de 98% da população timorense foi às urnas no dia 30 de Agosto de 1999 para votar. Os resultados da consulta popular, mostraram que 78,5% dos timorenses queriam a independência. Em 2001, os timorenses escolheram, também nas urnas, o novo líder do país, Xanana Gusmão. Em 20 de Maio de 2002, Timor Leste tornou-se totalmente independente.

Neste dia de comemoração da restauração da independência de Timor é bom relembrarmos uma música que, cá e lá, contribuiu para a união de todos em torno de uma causa comum: a luta pela independência.

Sem comentários: