domingo, maio 17, 2009

Tão Longe e Tão Perto...

Embora o Bangladesh seja um país distante, é um país presente na nossa escola. Em homenagem aos alunos da ESL que são desta parte do mundo, aqui ficam algumas informações.
O Bangladesh (A Nação Bengali), é um país asiático que está rodeado quase completamente pela Índia. A capital é Daca. É um território plano e com grandes rios. A costa é uma imensa selva pantanosa de 710 km de comprimento. Formada por uma grande planície constituída pelo delta dos rios Ganges, Brahmaputra e Meghna, as terras de aluvião do Bangladesh são, por isso, muito férteis.

Como está próximo do Trópico de Câncer tem um clima subtropical de monções. Este clima é caracterizado por intensas chuvas, calor e uma grande humidade.
Os desastres naturais como inundações, ciclones tropicais, tornados e violentas marés são normais no Bangladesh todos os anos.
A agricultura tem como principal cultura industrial o arroz. No entanto, uma grande parte da população (a 8ª maior do mundo) sofre de subnutrição crónica. O Bangladesh é o país com maior densidade populacional do mundo (926 habitantes por km²). Tem indicadores sociais e económicos preocupantes: elevada taxa de mortalidade infantil, baixa taxa de alfabetização e baixo PIB Per Capita (1300 dólares).







A história da cultura deste país tem mais de 2500 anos. A terra, os rios e a vida do povo Bangla formam uma rica herança com marcantes diferenças em relação a países e regiões vizinhos.



A sua cultura sofreu influências do Hinduísmo, Jaínismo, Budismo e Islamismo. Manifesta-se de forma variada, na música, na dança, no teatro e na literatura; no artesanato; no folclore, nas lendas; nas línguas, na filosofia, na religião, nos festivais e celebrações, e na tradição culinária.



Bookmark and Share

Sem comentários: