sexta-feira, maio 01, 2009

O Primeiro de Maio

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente a 1 de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado em Portugal desde 1974.
A maior comemoração do Dia do Trabalhador em Portugal, foi no ano de 1974, a seguir à Revolução dos Cravos. Só em Lisboa juntaram-se mais de meio milhão de pessoas. Para muitos, foi a forma entusiástica dos portugueses demonstrarem a sua adesão ao 25 de Abril, que uma semana antes restituía ao país a democracia.

Qual a origem desta comemoração?

Em 1 de Maio de 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores, nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos da América. Tinha como objectivo reivindicar a redução do horário de trabalho de 16 para 8 horas diárias, tendo participado milhares de pessoas. Nesse dia iniciou-se uma greve geral nos EUA.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, sob proposta de Raymond Lavigne, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris , decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário.

A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Só em 23 de Abril de 1919 foi ratificado o dia de 8 horas, pelo senado francês e proclamado o dia 1 de Maio desse ano como dia feriado.

Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, exemplo seguido por muitos outros países.


Bookmark and Share

Sem comentários: