quinta-feira, abril 23, 2009

Três Livros, Um Autor...

No Dia Mundial do Livro, deixo aqui a sugestão de três livros fabulosos, do mais genial escritor sul-americano: Gabriel Garcia Marquez.

Cem Anos de Solidão: É o livro que desencadeou o chamado “Boom” latino-americano e a moda do realismo fantástico.
Cem anos de solidão é um romance que se passa na cidade imaginária de Macondo, e conta a história de seus fundadores liderados pela família Buendia-Iguaran. José Arcadio Buendía é o patriarca da família e Úrsula Iguarán a matriarca. Trata-se de um casal de primos, que se casaram assustados pelo mito de que o casamento entre familiares poderia gerar filhos com rabos de porco. Este temor cria situações divertidas no início do relacionamento, mas também situações trágicas, e será, em última análise, o causador da mudança de cidade do casal para fundar Macondo.



Crónica de Uma Morte Anunciada: Vítima da denúncia de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante, como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada.


O Amor Nos Tempos de Cólera: É um dos livros mais aclamados de Gabriel García Marquez e que recentemente foi adaptado ao cinema. "O Amor nos Tempos de Cólera" atravessa meio século da mágica e sensual Cartagena, na Colômbia, para contar a história de um homem e da paixão inabalável que o leva a esperar mais de 50 anos pelo seu verdadeiro amor. O final do romance é, pela surpresa e sentido de humor, um dos mais geniais da literatura contemporânea.


Bookmark and Share

Sem comentários: