segunda-feira, maio 11, 2009

A Propósito de África...

A propósito do Dia de África, que se comemora a 25 deste mês, a nossa colega Helena Justino vai expôr as suas obras na Galeria Municipal de Coimbra, de 18 a 30 de Maio.
Helena Justino nasceu no Porto em 1944 e estudou pintura e arquitectura.
Viveu em Angola onde realizou a sua primeira exposição individual (Museu de Luanda) em 1963. É, contudo, a partir de 1985 que passa a expor com regularidade.
Como artista plástica, concilia a liberdade criativa de Júlio Resende com o rigor do traço de Lagoa Henriques, seus mestres na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Helena Justino mantém a essência neo-figurativista da sua arte, em que o lirismo está sempre presente.
Sem deixar de se influenciar essencialmente pela cultura portuguesa, sua base fundamental, as ligações afectivas a África estão patentes no estilo de composição e sobretudo nas cores vivas e fortes que fazem a peculiaridade da sua obra.

Participou em mais de meia centena de exposições colectivas e fez várias individuais em Portugal (Lisboa, Tavira, Marinha Grande, Almada, Costa da Caparica, Amadora, Castelo Branco, Setúbal, Arruda dos Vinhos, Pombal e Porto).
Em Maio de 2005 expôs individualmente na Galeria Riedel, em Frankenthal, Alemanha.
A exposição que realizou, em Novembro de 2006, na Galeria Artela, em Lisboa, despertou a atenção da crítica.
Quem não tiver oportunidade de se deslocar aquela cidade pode ver aqui algumas das obras que irão ser expostas.




Bookmark and Share

Sem comentários: