sábado, março 07, 2009

O Menino Nicolau


O menino Nicolau é um menino muito traquina que, neste livro, vai passar as férias de Verão a um hotel, onde conhece muitos amigos como o Blaise, o Frutuoso, o Mamert (o idiota), o Ireneu, o Fabrício, o Cosme e o Ivo. Juntos, só fazem tropelias, quer no hotel, quer na praia.
É uma dose de diversão e de aventura que só lendo o livro podem descobrir.
Alguns dos títulos da popular personagem que têm feito as delícias de pais e filhos ao longo dos anos são, por exemplo, O Menino Nicolau, As Férias do Menino Nicolau, As Aventuras do Menino Nicolau e O Regresso do Menino Nicolau .

Com texto de Goscinny (o mesmo do Asterix ) e desenhos de Sempé os livros são ricos em comicidade e ternura . Aqui vos deixo um pequeno excerto de um deles.

(...)"O Eudes não disse nada, desceu da caixa e veio até à primeira fila, enquanto o Alceste ia para a última fila. Isso provocou uma certa desordem, sobretudo quando o Eudes passou pelo Alceste e lhe deu um murro no nariz. O Alceste quis dar um pontapé ao Eudes, mas este esquivou-se e foi o Aniano que apanhou com o pé, felizmente no sítio onde não tem óculos. Isso não impediu o Aniano de se pôr a chorar e a berrar que já não via, que ninguém gostava dele e que queria morrer. A professora consolou-o, assoou-o, e voltou a penteá-lo e castigou o Alceste, ele tem de escrever cem vezes: Eu não devo bater num colega que não implica comigo e que usa óculos.
Bem feito disse o Aniano. Então aprofessora também lhe deu umas linhas para escrever. O Aniano ficou de tal maneira espantado que nem sequer chorou.
A professora começou a distribuir os castigos de uma forma bem gira, todos tinhamos montes de linhas para escrever e por fim, a professora disse-nos"(...).



Com a morte de Goscinny, felizmente, Anne Goscinny, a filha do genial criador das imortais figuras de Nicolau e Astérix, encontrou e reuniu, pela primeira vez em livro, mais oitenta história do Menino Nicolau, ilustradas como sempre por Sempé e que têm como título: O Regresso do Menino Nicolau.



Sem comentários: