sexta-feira, março 20, 2009

Equinócio de Março


Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, na sua órbita aparente, cruza o plano do equador celeste. Mais precisamente, é o ponto onde a Eclíptica cruza o equador celeste. A palavra equinócio vem do Latim e significa noites iguais, ou seja, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração. Os equinócios ocorrem nos meses de Março e Setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério Norte a primavera inicia-se em Março e o Outono em Setembro. No hemisfério sul é o contrário.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de Primavera Boreal, e a do hemisfério sul é chamada de Primavera Austral.
O nome Março surgiu na Roma Antiga, quando Março era o primeiro mês do ano e se chamava Martius, depois Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, Março era o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se começassem as campanhas militares.
As datas dos equinócios variam de um ano para outro devido aos anos bissextos, que foram criados para corrigir o facto de um ano não ter a duração exacta de 365 dias.
No século XXI já houve dois anos em que o equinócio de Março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007) e espera-se que por volta do ano 2040 passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19 de Março.
Devido à órbita da Terra, as datas nas quais ocorrem os equinócios não dividem o ano num número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).



Bookmark and Share

Sem comentários: