domingo, abril 19, 2009

Cornélio Procópio


Cornélio Procópio é um município brasileiro do estado do Paraná. Possui uma área de 637km² e tem uma altitude de 658m. A população estimada, em 2005, era de 46.997 habitantes com um IDH de 0,791.

A cidade foi assim baptizada em homenagem ao Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, figura de destaque no Império do final do século XIX.
Os caminhos - de - ferro estão intimamente ligados à colonização, surgimento e desenvolvimento da cidade. Com o comboio chegaram aventureiros e trabalhadores ingleses e portugueses, além de mineiros e pioneiros paulistas.A cidade de Cornélio Procópio surgiu e desenvolveu-se próximo do km 125 da linha de caminho de ferro e está relacionada com o célebre comboio Maria Fumaça. A cidade recebeu a visita do Príncipe de Gales (futuro Rei Eduardo VIII) que preparou uma grande recepção para homenageá-lo.

Cornélio Procópio cresceu rapidamente. Desta maneira, o município de Cornélio Procópio foi criado pelo Decreto nº 6.212, de 18 de Janeiro de 1938, mas a implantação ocorreu somente no dia 15 de Fevereiro.

Nesta data, Cornélio Procópio, de simples povoado, passou a sede de município e sede de comarca, tudo no mesmo dia.


Bookmark and Share

Sem comentários: