quinta-feira, dezembro 04, 2008

Parabéns Manoel

Manoel Cândido Pinto de Oliveira (nasceu no Porto a 11 de Dezembro de 1908) é um cineasta português que actualmente (2008) é o realizador activo mais idoso do mundo.

Com mais de 75 anos de carreira cinematográfica Manoel de Oliveira é um dos mais importantes cineastas europeus. A sua obra ultrapassou as fronteiras do cinema português e espalhou-se pelo mundo.

Aos 100 anos, Oliveira continua a fazer filmes independentemente da crítica ser boa ou má, porque o que o motiva é a arte de filmar. Da sua vasta obra constam trinta e duas longas-metragens. Destacam – se no início da carreira o documentário Douro, Faina Fluvial (1931) e o filme Aniki Bobó. Benilde ou a Virgem Mãe, O Quinto Império, Nom, ou a Vã Glória de Mandar, A Caixa, Vale Abrão e Belle Toujors são alguns dos seus filmes mais recentes.

Os cem anos de Manoel de Oliveira serão celebrados atrás das câmaras. Desde 25 de Novembro que se encontra a filmar as Singularidades de Uma Rapariga Loira.

Singularidades de uma rapariga loura, uma co - produção entre Portugal, Espanha e França, é uma adaptação de Manoel de Oliveira de um conto homónimo de Eça de Queirós, publicado no começo do século XX.

A história centra-se em Macário, um jovem contabilista que se perde de amores por Luísa Vilaça, uma rapariga loira por quem fez juras de amor e casamento até que descobre uma singularidade da virtuosa noiva.

Nesta nova produção, Manoel de Oliveira voltou a um leque de actores com quem já trabalhou antes.

São os casos de Ricardo Trêpa, seu neto, no papel de Macário, de Diogo Dória, como Tio Francisco, de Leonor Silveira, a interlocutora da aventura amorosa que Macário relata durante uma viagem de comboio, e de Júlia Buisel, a mãe da loira.

A excepção neste elenco é a presença da jovem e bonita actriz Catarina Wallenstein, que trabalha pela primeira vez com Manoel de Oliveira.

A sua obra é atravessada por um estilo próprio que confere autenticidade a tudo aquilo que faz.

Amado por uns e odiado por outros, Manuel de Oliveira continua a resistir a tudo e a todos, movido pela paixão do cinema.

Parabéns Manoel!








quarta-feira, dezembro 03, 2008

Machado de Assis

Em 29 de Setembro passado, comemorou-se o centenário da morte de Machado de Assis, um dos grandes escritores da língua portuguesa.
Joaquim Maria Machado de Assis (nasceu no Rio de Janeiro a 21 de Junho de 1839 e faleceu na mesma cidade a 29 de Setembro de 1908) foi um romancista, contista, poeta e teatrólogo brasileiro, considerado um dos mais importantes nomes da literatura daquele país e identificado, pelo crítico Harold Bloom, como o maior escritor afro - descendente de todos os tempos.
Era filho de um mulato (Francisco José de Assis) pintor de paredes e descendente de escravos alforriados e de uma lavadeira açoriana (da ilha de S. Miguel) – Maria Leopoldina Machado.
É considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos e um dos maiores escritores do mundo, enquanto romancista e contista. A sua vasta obra inclui também a crítica literária. É considerado um dos criadores da crónica no Brasil, além de ser importante tradutor, vertendo para o português obras como Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo e o poema O Corvo, de Edgar Allan Poe. Foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e seu primeiro presidente. A Academia é também chamada de, a Casa de Machado de Assis.
Foi influenciado por: William Shakespeare, Voltaire, José de Alencar e Edgar Allan Põe.
As suas obras mais conhecidas são:
1.Memórias Póstumas de Brás Cubas
2.Dom Casmurro
3.Quincas Borba
4.O Alienista (Conto)