segunda-feira, maio 05, 2008

Escravas da tradição...

Nos dias de hoje, a Índia é ainda um país de escravatura e de más condições de vida. Verifica-se uma grande desigualdade social. As mulheres são seres inferiores e são submetidas aos homens. As suas sinas começam logo à nascença quando são prometidas em casamento ainda bebés.
Ainda em crianças, as meninas são proibidas de ir à escola pois são obrigadas a trabalhar, onde são exploradas e trabalham com falta de condições de segurança. A maioria das mulheres ganha apenas 1,5 dólares por dia. Esta situação leva a uma taxa elevada de analfabetizaçao.
Quando atingem a adolescência, as mulheres casam-se e são entregues à família do noivo, cabendo-lhe a tarefa de cuidar deles. Estes casamentos podem levar famílias à miséria pelo elevado valor que têm de pagar pelos dotes. Depois de casadas as mulheres tornam-se escravas dos maridos. Não podem ir à rua sem companhia, são obrigadas a recorrer ao aborto de bebés femininos, são violadas e espancadas e muitas delas não sobrevivem ao casamento. Para conseguir sobreviver, muitas mulheres recorrem à prostituição ou são vendidas para pagar dívidas.
Dois outros aspectos deste país são a miséria e as más condições de vida. 30% dos seus habitantes vivem em bairros de lata.
Ana Rita Gomes - 12º ano, Turma B