quarta-feira, março 04, 2009

Ondjaki

Ondjaki jovem escritor Angolano nascido em Luanda em 1977, foi distinguido com o prémio literário internacional, Grinzane Cavour Literary Prize for Africa.

Ao receber o prémio, o escritor e também cineasta de 30 anos, disse: Ser jovem escritor africano implica para mim reflectir com seriedade sobre o mundo que nos rodeia e sobre a ficcionalidade que orienta o meu trabalho, buscando a humildade nos momentos de exposição, buscando a tradição nos momentos de interioridade e buscando a liberdade no momento de escolher as palavras que dão corpo às estórias. Cada referência a um livro meu é uma referência à literatura angolana, cada momento da literatura angolana é uma benção à literatura africana.
Cada livro é um grito poético do nosso continente murmurando as suas circunstâncias, os seus gestos, os seus sofrimentos. Mas, também as suas magias, as suas esperanças e o seu futuro estético. Dedico este prémio a todos os contadores de estórias que levam no coração uma África nova, uma África verdadeiramente livre.
Este escritor angolano foi laureado, também, em 2007 com o grande prémio de Conto Camilo Castelo Branco, pelo seu livro Os da Minha Rua.
Recentemente, apresentou em Luanda, o romance histórico intitulado Avô Dezanove e o Segredo do Soviético. Segundo o autor este é um livro sobre a Luanda dos anos 80, com histórias das crianças do bairro da Praia do Bispo que apreciavam os trabalhadores das obras do Mausoléu.
Ondjaki, que já esteve,como convidado, na nossa escola, tem dez títulos publicados em diversas línguas e é membro da União dos Escritores Angolanos.
Aconselhamos, ainda, outros livros de Ondjaki:Ynari. A Menina das Cinco Tranças (il.), Há Prendisajens com o Xão, O Assobiador, E se Amanhã o Medo.

Sem comentários: