quarta-feira, dezembro 03, 2008

Machado de Assis

Em 29 de Setembro passado, comemorou-se o centenário da morte de Machado de Assis, um dos grandes escritores da língua portuguesa.
Joaquim Maria Machado de Assis (nasceu no Rio de Janeiro a 21 de Junho de 1839 e faleceu na mesma cidade a 29 de Setembro de 1908) foi um romancista, contista, poeta e teatrólogo brasileiro, considerado um dos mais importantes nomes da literatura daquele país e identificado, pelo crítico Harold Bloom, como o maior escritor afro - descendente de todos os tempos.
Era filho de um mulato (Francisco José de Assis) pintor de paredes e descendente de escravos alforriados e de uma lavadeira açoriana (da ilha de S. Miguel) – Maria Leopoldina Machado.
É considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos e um dos maiores escritores do mundo, enquanto romancista e contista. A sua vasta obra inclui também a crítica literária. É considerado um dos criadores da crónica no Brasil, além de ser importante tradutor, vertendo para o português obras como Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo e o poema O Corvo, de Edgar Allan Poe. Foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e seu primeiro presidente. A Academia é também chamada de, a Casa de Machado de Assis.
Foi influenciado por: William Shakespeare, Voltaire, José de Alencar e Edgar Allan Põe.
As suas obras mais conhecidas são:
1.Memórias Póstumas de Brás Cubas
2.Dom Casmurro
3.Quincas Borba
4.O Alienista (Conto)

Sem comentários: